Como Lidar com o Assunto Vacinas

Hoje é dia de… vacinas!

Levar o bebé às vacinas. O coração fica bem apertadinho e dói-nos ainda mais do que se fosse conosco. Não haja dúvidas que não é um dia de sorrisos.

Mas as vacinas são essenciais. Foi o maior avanço na medicina nos últimos anos e salvam nove milhões de vidas por ano! As vacinas não protegem apenas os nossos bebes.

É o facto de haver um a Programa Nacional de Vacinação que a maior parte da população cumpre, que cria o que chamamos de imunidade de grupo, uma protecção das crianças vacinadas e das crianças não vacinadas, nomeadamente por ainda não terem idade para administração de vacinas.

Assim, por muito que doa aos nossos bebes e por muito que nos possa custar, vacinar deve fazer parte das nossas vidas tanto quanto comer, dormir ou tomar banho.

Para que o bebe esteja mais confortável no dia das vacinas, podemos deixá-lo dormir tudo o que ele quiser, dar de mamar na altura em que se administra a vacina e até administrar paracetamol para atenuar a dor e outras reacções adversas leves que por vezes acontecem.

Depois da administração é importante embalar o bebe e pode ser aplicado gelo local.

Claro que alma de mãe sofre com o mais pequeno choro do seu bebé e portanto também é importante a seguir à vacina, fazer alguma coisa com o nosso bebé que dê prazer a ambos.

Eu escolhi aproveitar este dia lindo que esteve hoje para ir passear ao jardim, ouvir os pássaros a cantar, ver as andorinhas a fazer mergulhos na brincadeira, cheirar o Verão que este ano veio em força.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *