Tummy time – a importância para o bebé com menos de 6 meses

Tummy time – a importância para o bebé com menos de 6 meses

Os bebés, quando nascem, não têm força no pescoço, razão pela qual a cabeça lhes cai para a frente e não a conseguem segurar. À medida que o tempo vai passando, vão desenvolvendo os músculos do pescoço e vão aprendendo a segurar a cabeça primeiro (brevemente com 1 mês e mantido a partir dos 4 meses) e depois a levantá-la (3-4 meses).

O que é o tummy time?

O tummy time é o tempo que reservamos para colocarmos o bebé de barriga para baixo, quando acordado, para que treine os seus músculos do pescoço.

Desde quando se deve fazer?

De acordo com a Associação Americana de Pediatria, o bebé deve começar logo que vai para casa da maternidade.

Com que frequência?

Deve ser feito 2-3 vezes por dia, por períodos de 3-5 minutos. Pode ser utilizado um tapete de atividades ou tentar fazer em qualquer superfície plana, tendo cuidado que não seja alta e que o bebé não possa cair (mesmo quando são recém-nascidos, têm tendência a “empurrar-se” para a frente com os pés).

E se o bebé não gostar desta posição?

Devemos insistir à mesma e colocá-lo nessa posição 2-3 vezes por dia mesmo que apenas por 1 a 2 minutos. Vamos aumentando esse tempo de acordo com a tolerância do bebé. Podemos tentar estimular com brinquedos que façam barulho para que tenha curiosidade e se esforce a levantar a cabeça.

Algumas regras de segurança para o tummy time

Devemos garantir que utilizamos uma superfície plana, larga e baixa, preferencialmente no chão sobre uma manta/toalha ou num tapete de atividades. Não devemos deixar o bebé sozinho nesta posição e não o devemos deixar dormir, porque está associado a risco de Síndrome de Morte Súbita do Lactente.

Se o bebé está sonolento devemos virá-lo de barriga para cima e colocar no berço para dormir.

O que devemos esperar, quanto ao controlo da cabeça

Recém-nascido

Totalmente dependente do adulto para segurar a cabeça.

1-2 meses

No final do primeiro mês consegue levantar a cabeça brevemente e virá-la para os dois lados, quando está de barriga para baixo; às 6 a 8 semanas, se for muito coordenado, consegue levantar a cabeça quando está deitado de costas; quando está no nosso colo sentado, consegue levantar a cabeça brevemente.

3-4 meses

Consegue levantar a cabeça 45º e manter, quando deitado de barriga para baixo.

5-6 meses

Aos 6 meses o bebé consegue levantar a cabeça quando deitado de barriga para cima e é puxado pelos braços.

A capacidade de segurar a cabeça é utilizada por nós toda a vida para nos sentarmos, pormos de pé e andarmos. O bebé vai precisar muito de desenvolver os músculos do pescoço e de aprender a equilibrar a cabeça para todas as etapas de desenvolvimento motor, pelo que devemos estimular esta capacidade e tentar que seja o mais divertida possível.

2 comentários a “Tummy time – a importância para o bebé com menos de 6 meses”

  1. Gostei muito …prática utilizada nas desconhecia nome…boas dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *