Ninguém avisou os bebés da mudança da hora …

A hora mudou para hora de Inverno ontem mas a minha bebé não foi avisada disso. Estou curiosa para saber se também estão a passar pelo mesmo.

Desde ontem que acorda as seis da manhã! Eu sou privilegiada – a minha M nunca me deu trabalho à noite. Já desde a primeira semana de vida que dorme toda a noite e até cheguei a ter de a acordar para comer. De formas que nos últimos 2 dias ando a estranhar o acordar quando ainda é noite lá fora …

Os bebés gostam de rotinas e quando estas são consistentes seguem-nas quase à risca. Mudaram a hora mas ninguém os avisou e eles ainda continuam na hora antiga!

Hoje falo-vos de algumas estratégias para ajustar os horários e rotinas dos nossos bebés. Podem ser aplicados nesta situação ou noutras que “desregulem” o equilíbrio do bebé.

Estratégias para ajustar os horários dos bebés

Sono

Se o seu bebé está a acordar mais cedo que o habitual e ainda é de noite tente adormecê-lo novamente e veja se ele vai na conversa.

Se não for ajuda tirar da cama e abrir os estores e cortinas e começar o dia, de modo a mostrar ao bebé que a luz lá fora ainda não é luz do dia.

Nestes dias é especialmente importante que os bebés consigam dormir as sestas. É importante que os dias sigam ao máximo a rotina habitual e que não hajam atividades sobrepostas às sestas. Se temos um almoço ou um lanche combinado em cima da hora habitual da sesta, podemos tentar remarcar para daqui a uns dias.

Se o bebé estiver mais “descansado” é mais fácil adiarmos um bocadinho a hora de dormir à noite. É paradoxal mas os bebés muito cansados entram em loop e acabam por ficar tão irritados que não se conseguem acalmar para dormir.

Podemos atrasar a hora de dormir gradualmente, em vez de atrasarmos logo uma hora, tentarmos atrasar 15 ou 30 minutos a cada dia.

Alimentação

Devemos respeitar os intervalos que o bebé costuma fazer nas alimentações. Se o bebé já passava 8 horas a dormir sem comer à noite, não é a mudança de rotina que o fez ter fome 6 horas depois.

Na maior parte das vezes o bebé acorda porque essa é a hora que habitualmente despertava. Nada tem a ver com comer.

Devemos oferecer comida (seja ela leite ou outros alimentos, consoante a idade do bebé) na hora habitual. Como esta hora pode ser mais precoce que a hora que faziam antes, podemos ir tentando espaçar as refeições aos bocadinhos, por exemplo 15 minutos a mais entre cada refeição. Se o bebé faz um intervalo de 3 horas, passa a fazer 3 horas e 15 minutos. No fim do dia já acertámos as horas com este esquema.

Atividade

Devemos tentar nestes dias dar passeios no exterior com o bebé. O relógio interno do bebé regula-se muito pela luz cá fora.

Nós acabamos por “desregular” o horário dos bebés ao utilizarmos estores e cortinas, que impedem a luz de passar de manhã e luz artificial à noite. Estas alterações de luminosidade não coincidem com o horário de luz natural.

A luz natural influencia muito a rotina e o sono do bebé. Nestes dias é especialmente importante que o bebé siga a evolução da luz natural.

As alterações de rotina são sempre difíceis

Sabemos bem que os bebés estão sempre a mudar e essas mudanças muitas vezes não são fáceis. Os bebés não percebem a nossa intenção quando alteramos as rotinas do sono ou atividade e podem chorar ou irritar-se.

Estes dias de transição podem ser muito difíceis. Eu não tenho muito por onde me queixar mas sei bem que muitas mães passam por períodos complicados nestas alturas.

Sobretudo temos de nos lembrar que vai passar, tentar ir dormindo com o nosso bebé quando estamos cansadas e recuperar a nossa energia e paciência. Porque a regra mais importante, quando cuidamos do nosso bebé, é que também temos de cuidar de nós mesmas.

Um bebé está bem quando a mãe está bem.

Boa sorte a todas com as mudanças de rotina! Se também sentem que os vossos bebés não foram avisados da mudança de hora, partilhem a vossa experiência. Gostava de saber as vossas estratégias!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *