Como fazer exercício físico com o bebé

Exercício físico para o bebé até ao ano de idade

Os bebés até ao ano de idade mexem-se pouco e ainda estão a adquirir a maior parte das capacidades motoras. Nada impede, no entanto, de pôr o bebé a fazer algum exercício físico. É certo que basta estarmos ao pé deles com um boneco que eles tentam ver ou seguir ou agarrar, que já estão a fazer o que precisam e devem fazer.

Este texto é para quem procura atividade física e algum divertimento para fazer com o bebé até aos 12 meses.

Yoga para bebés

Os bebés são muito mais flexíveis que os adultos. Tal como qualquer atividade que faça o bebé mexer, esta é benéfica para os bebés, estimula o seu desenvolvimento e a vinculação entre mãe/pai e bebé.

Pode ser feito a partir das 6 semanas de vida mas em Portugal a maioria dos centros tem aulas a partir dos 2 meses.

Os movimentos que os bebés fazem (com a ajuda dos pais) estimulam o desenvolvimento dos músculos e nervos; no entanto isto é verdade para qualquer movimento e não especificamente os movimentos do yoga. O yoga obriga os pais a passarem algum tempo com o bebé a exercitar-se de barriga para baixo (“tummy time”), que provavelmente não fazem de forma tão consistente no resto do dia.

A massagem e o contacto físico no yoga diminuem o nível das hormonas de stress tanto nos pais como no bebé. Existem outros benefícios possíveis como a melhoria do sono e a melhoria do funcionamento intestinal que não estão comprovados; existem poucos estudos e com reduzida qualidade neste campo.

No adulto o yoga pode melhorar a imunidade ao diminuir as hormonas de stress, mas este benefício não se aplica aos bebés, provavelmente por não terem capacidade para perceber e colaborar nesta atividade e dependerem dos pais.

O método mais utilizado é o Sunshine Yoga Baby que adapta as posturas do yoga tradicional às fases de desenvolvimento do bebé. As aulas baseiam-se na reflexologia e massagem, explorando os sentidos do bebé. Relaxa pais e os bebés e no final têm um momento de grupo com todos os pais e bebés. Geralmente estas aulas estão organizadas por níveis, de acordo com a idade do bebé (nível 1 – 2-6 meses, nível 2 – 7-14 meses e 14-24 meses e nível 3 – 2-3 anos).

Há que ressalvar que estas aulas devem ser feitas em locais especializados e certificados para tal, sob supervisão de um instrutor, para evitar que se façam movimentos perigosos para os pais e/ou bebé. Não faça yoga para bebés em casa a partir de aulas online ou vídeos.

Natação para bebés

A natação é uma das atividades que os bebés mais gostam, pela pouca resistência da água aos movimentos, que lhes dá mais liberdade. Além disso simula as condições que tinham dentro do útero da mãe.

Existem aulas a partir dos 3 meses, no entanto, dada a imunidade mais frágil do bebé até aos 6 meses, as recomendações são esperar até essa idade para começar.

A natação estimula o desenvolvimento do bebé, tal como acontece com outros tipos de movimento. Alguns estudos apontam para um desenvolvimento físico e mental mais avançado nos bebés que fizeram natação mas há que ter em conta que o desenvolvimento é feito por fases cujos timings são variáveis de bebé para bebé e esta variabilidade (dentro do timing esperado) não tem qualquer relevância futura.

Os bebés que fazem natação desde idades precoces têm menos aversão à água e aprendem mais rapidamente técnicas de segurança (como flutuar) que diminuem o risco de afogamento. Por outro lado esta atividade promove a vinculação afetiva dos pais com o bebé e aumenta a confiança do bebé, podendo, como qualquer atividade física, promover uma maior auto-estima e auto-controlo no bebé.

As regras de segurança a cumprir, para evitar acidentes, são: manter a cabeça elevada e o mais longe possível da água, não deixar que a boca esteja ao nível da água, evitar esforço excessivo que leve a respiração superficial e rápida, tirar o bebé da água se mostrar sinais de cansaço.

Existe uma preocupação que a utilização de piscinas interiores possa aumentar o risco futuro de bronquiolite (3.5 vezes com utilização de piscinas interiores e 2 vezes em piscinas exteriores) e de asma. As piscinas são desinfetadas com produtos à base de cloro, que com o calor evaporam e causam inflamação das vias aéreas.

No entanto os dados são ainda insuficientes para afirmar esta associação; a maioria dos estudos não mostra diferenças em relação à asma e outras alergias.

O ideal é tentar frequentar uma piscina bem ventilada e enxaguar (tanto os pais como o bebé) com água assim que sair da piscina.

A natação pode agravar doenças de pele como o eczema, pelo contacto prolongado com a água e químicos. Pode também estar associada a infeções da pele como as candidíases, principalmente na zona da fralda, pelo aumento da humidade.

Divirtam-se com os vossos bebés a explorar as novas técnicas que eles aprendem todos os dias e entretanto aproveitem para fazer exercício também!

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