Como organizar uma ida à praia com o bebé

O que levar para a praia com bebés?

A praia pode ser muito divertida mas também pode ser muito enervante, sobretudo com bebés entre 1 e 4 anos, que já andam e correm pela praia mas ainda não percebem a necessidade de não se afastarem muito.

Aqueles dias que conhecíamos de estarmos na praia na toalhinha, a torrar ao Sol, já nos parecem bem longínquos mas isso não significa que não nos seja possível aproveitar a praia e redescobrir algumas atividades com os nossos bebés, das quais já nem nos lembrávamos.

Há que planear muito bem o que levar para a praia e o primeiro princípio é uma mala grande! (aliás, com miúdos, são quase sempre malas grandes, seja para o que forem utilizadas)

Lancheira térmica

Precisamos sempre de levar alguma comida, que os bebés possam devorar entre brincadeiras, e água.

Água fresca

O ideal é levar um termo que tenha uma tampa de onde se possa beber, para evitar ter de levar copos de plástico que, não só têm um custo, como prejudicam o ambiente e ocupam espaço.

Snacks

É uma boa ideia levar pequenos snacks que não se estraguem com o calor, como sejam bolachas de água e sal; se levarmos lancheira, é sempre saudável e um bom hábito levarmos fruta e podemos levar também sandes; devemos evitar o fiambre ou carnes frescas na praia se não levarmos lancheira porque a exposição ao Sol estraga estas carnes e temos um risco de gastrenterite a seguir.

Toalhas de praia grandes

Para que crianças e adultos se possam sentar sem se encherem de areia, mesmo que as crianças andem por ali a correr e não se sentem um minuto na toalha.

Protetor solar

Deve ser mineral e o fator de proteção deve ser 50+ nos bebés e 30, no mínimo, para as crianças; é mais fácil aplicar o protetor em casa, porque evita confusões com a areia e cria uma rotina; além disso, nos adultos que usam protetores de absorção (não minerais), estes demoram um tempo a começar a atuar.

Moedas

Se já estamos loucos com as correrias dos bebés, estamos há 1 hora na praia e apetece-nos um gelado ou uma língua da sogra, dá jeito ter umas moedas para o vendedor ambulante.

Fraldas impermeáveis e fraldas “normais”

Se o bebé ainda não tem continência, deve usar fraldas impermeáveis quando vai à água; quando está para ir embora pode usar fraldas “normais”.

Toalhitas

Para as mudas de fralda.

Trocador de fraldas

Ajuda ter uma zona que não se enche de areia para mudar a fralda ao bebé.

Um saco impermeável com zip

Para colocar os fatos de banho à saída da praia.

Uma t-shirt para muda de roupa

Caso haja algum acidente; muitas vezes não é prático levar uma muda de roupa inteira e não tem grande mal que o bebé volte para casa de fralda; por outro lado é difícil passar o bebé por água doce na praia, encontrar um chuveiro e esquivarmo-nos a um berreiro, por isso é mais fácil voltar para casa como está; se a limpeza do carro é mesmo muito importante para nós, fica a faltar uma muda de roupa completa e uma toalha para secar.

Tenda ou chapéu de Sol

Para que a criança possa fazer uma sesta ou estar mais resguardada, o ideal é uma tenda; também é mais fácil de montar e desmontar que um chapéu. Existem tendas grandes, para toda a família e mais pequenas, para as crianças.

Brinquedos de praia

Os clássicos são o balde, pá, ancinho e peneira; permitem que o bebé fique a brincar numa zona mais limitada da praia, ao contrário do que acontece com as bolas; em dias de praia mais agitados, com muita gente, são o ideal.

Bolsa para carteira, telemóvel, documentos e chaves de casa e do carro

Ajuda que estejam guardados numa bolsa, para podermos andar atrás dos bebés e levar só estes itens, evitando que fiquem abandonados com as toalhas e tendas, com o risco que sejam levados.

Braçadeiras

Se a criança ainda não aprendeu a nadar, é mais fácil colocar as braçadeiras logo à entrada da praia porque pode ir a correr para a água e ser difícil apanhá-lo a tempo.

Braçadeiras. Imagem digital. Alibaba. Web. 6 de Agosto de 2017. <www.alibaba.com>

Chapéu

Não nos devemos esquecer que a cabeça não fica protegida pelo creme solar; mesmo que seja difícil manter um chapéu na cabeça dos nossos bebés, devemos levar.

Chinelos

O calçado deve ser o mais simples possível e na praia é para estarmos todos descalços; aos bebés andar na areia descalço ajuda à formação da arcada do pé e é uma boa atividade física.

Alguns items opcionais são:

Pano para ir à água

Existem panos de transporte de bebés, mais simples que os marsúpios, compostos pelo mesmo tecido que os fatos de banho, para que o bebé possa ir à água ao nosso colo.

Cadeira de praia para os pais

É mais relaxante estar sentado a ver o bebé mas é difícil que ele não saia da nossa área de toalhas, por isso este item não é essencial.

O mais importante é que seja um momento divertido e que não seja a mala que levámos e o que lá está que nos impeça de aproveitarmos as brincadeiras e as memórias que ficam destes dias de Verão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *