Como colocar o bebé a arrotar

E se o bebé não arrotar?

Quando o bebé se alimenta colocamos a arrotar algures durante ou depois de comer. O arroto permite ao bebé libertar o ar que engoliu ao comer e melhora o desconforto.

Nem todos os bebés precisam de arrotar e também não precisam sempre. Depende da quantidade de ar que engoliram. Se o bebé estiver desconfortável devemos colocar em posição de arrotar e aguardar.

Quando é que o bebé precisa de arrotar?

Quando está desconfortável e agitado.

Quando é que o bebé não precisa de arrotar?

Se estiver calmo durante e depois da alimentação. Alguns bebés engolem pouco ar e não precisam de arrotar, especialmente nos bebés que amamentam.

Se o bebé adormece durante a alimentação não é necessário colocar em posição de arrotar.

Podemos fazer alguma coisa para evitar o desconforto que leva o bebé a arrotar?

Sim, podemos tentar que engula menos ar. Nos bebés que amamentam podemos tentar que façam uma boa pega e que estejam confortáveis de modo que não tenham de largar e pegar na mama.

Nos bebés que ingerem fórmula por biberão, existem tetinas que limitam a quantidade de ar que o bebé engole; é importante que a tetina tenha um orifício pequeno mas não tão pequeno que o bebé tenha de se esforçar muito para puxar o leite. Por outro lado também existem formatos de biberão angulados de forma a limitar a entrada de ar. Antes de oferecer o biberão ao bebé devemos esperar que a mistura do pó com a água “acalme” depois de agitar (ao agitar entram bolhas de ar, que saem logo a seguir).

Em que fase da alimentação devemos colocar o bebé a arrotar?

Depende do desconforto do bebé. Nos bebés que amamentam, se estiver desconfortável, podemos colocar a arrotar e depois voltar a oferecer a mesma mama ou colocar a arrotar quando troca de mama. Se o bebé se mantiver confortável enquanto amamenta, devemos colocar a arrotar no fim, a menos que tenha adormecido.

Os bebés que se alimentam de fórmula para lactentes devem ser colocados a arrotar sempre que estiverem desconfortáveis e no fim.

E se não arrotar?

Para além de poder manter algum desconforto, não há nenhuma outra consequência. O arroto serve o propósito único de libertar o ar que engoliu. O ar na barriga apenas pode dar alguma distensão.

Quanto tempo devemos esperar que o bebé arrote?

Estes tempos não estão definidos mas, atendendo ao facto de que não há consequências graves se não arrotar, podemos esperar entre 5 e 20 minutos. O bebé pode arrotar muito tempo depois de se ter alimentado, às vezes horas depois.

E se o bebé regurgitar sempre que arrota?

Todos os bebés têm algum refluxo entre o estômago e o esófago e nestes, alguns deitam leite fora pela boca. Neste caso devemos manter o bebé em posição elevada durante 20 a 30 minutos, para que não se engasgue. Pode também manter a cabeceira do berço elevada, utilizando uma cunha por baixo do colchão e nunca uma elevação por cima do colchão (nomeadamente almofadas).

O refluxo é fisiológico e não é preocupante a menos que o bebé não evolua bem de peso ou tenha problemas respiratórios associados.

O bebé arrotar evita que deite fora leite depois?

Não. O bebé pode arrotar e passado algum tempo deitar fora leite, inclusive quando já o deitámos. É importante colocar o bebé no berço sempre de barriga para cima; geralmente os bebés deitam a cabeça para um dos lados. Quando deitam fora o leite nesta posição, na maior parte das vezes, não se engasgam.

Em que posições devemos colocar o bebé a arrotar?

Devemos utilizar a posição que for mais confortável para nós e para o bebé. Existem várias posições possíveis mas as mais utilizadas são: sentado nas nossas pernas com o tronco inclinado para a frente ou encostado ao nosso ombro em posição vertical. Esta última posição é a que eu uso cá em casa. Também se pode dar pequenas “palmadinhas” nas costas do bebé para o ajudar a arrotar.

Existem muitos mitos à volta deste tema, maioritariamente que os bebés têm obrigatoriamente de arrotar, levando algumas mães a passarem bastante tempo à espera, com medo que o bebé se possa engasgar.

É importante perceber que colocar o bebé a arrotar apenas diminui o desconforto e pode permitir que ele ganhe espaço no estômago para se continuar a alimentar, mas não tem outro propósito nem está necessariamente relacionado com a regurgitação de leite. Devemos deixar que os nossos bebés mostrem se precisam ou não de arrotar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *